Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Turnera riedeliana Urb. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-12-2013

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): María Mercedes Arbo


Justificativa

Espécie herbácea descrita em 1883, ocorre no estado de Goiás, município de Pirenópolis e no estado de Minas Gerais, na localidade de Chapadão de São Marcos (Serra dos Pilões) (Arbo, 2008; 2013). Restrita ao domínio Cerrado, desenvolve-se em Campos Rupestres, em terrenos alagados e a aproximadamente 1.350 m de altitude (Arbo; CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 8 km² e está sujeita a uma situação de ameaça, sendo conhecida por apenas dois registros de localidades próximas e encontrada pela última vez no ano de 1987 (Pirenópolis). Está ameaçada pela transformação da paisagem natural em extensas monoculturas de soja (“mares de soja”) (Mesquita & Diniz, 2004) e pela atividade mineradora estabelecida para fomentar a construção civil (Moura et al., 2007). Tais ameaças resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO e da qualidade do hábitat da espécie, o que indica a necessidade de investimentos no controle e monitoramento das ameaças incidentes, bem como na elaboração de planos de ação a fim de evitar que o táxon seja extinto da natureza em futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Turnera riedeliana Urb.;

Família: Turneraceae

Sinônimos:

  • > Turnera melanorhiza ;
  • > Turnera melanorhiza var. latifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Arbo, M. M. Turneraceae 2013. In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB240.

- Arbo, M. M. 2008. Systematic studies in Turnera (Turneraceae). IV. Series Leiocarpae, Conciliatae and Sessilifoliae. Bonplandia, 17 (2): 107-334.

- Mesquita, H.A.; Diniz; J.S. 2004. As barragens para aproveitamento hidrelétrico (AHE): a mais recente ameaça ao bioma cerrado. Revista da UFG, 7(1).

- Moura, I.; Ossami, V.L.G. K., Felfili; J.M.; Ferreira, H.D. 2007. Fitossociologia de Cerrado Sensu Stricto em Afloramentos Rochosos no Parque Estadual dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás." Revista Brasileira de Biociências 5.S2, 399 p.

Como citar

CNCFlora. Turnera riedeliana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Turnera riedeliana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55